quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aula da saudade - 3º Ano CNEC




"O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página". Santo Agostinho

Quero, em breves palavras, tecer uma mensagem para jovens de corações dispostos a descobrirem o mundo que os cercam. Não é oculto a nenhum de vocês a admiração que transborda no meu peito e a felicidade de ter passado momentos de aprendizagem e descobertas com pessoas tão maravilhosas. Deus sabe o tamanho da minha gratidão pelo privilégio de estar com vocês. Aulas de História, disciplina que amo de coração e que me desperta para um mundo repleto de conhecimento; aulas de Filosofia que nos leva a pensar as possibilidades do mundo a nossa volta; aulas de Sociologia que nos dá a compreensão do mundo sendo construído a partir do social que permeia a nossa vida. Não há palavras que possam expressar na sua fiel significância a alegria de ter partilhado com cada um de vocês esses momentos de reflexão.

Como afirma Agostinho na epígrafe que escolhi acima, o mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página. Neste sentido, minha maior alegria, o que marcou mesmo a minha vida, foi o fato de encontrar em vocês uma busca pelo conhecimento. Vocês me fizeram recobrar minhas esperanças no futuro da humanidade pelo fato de buscar a cada manhã uma nova descoberta. Vocês não tiveram preguiça intelectual, que é uma mal na sociedade moderna. O mundo é pequeno para o potencial de descobertas que vocês carregam dentro de si.

Deixe essa vontade sair e expandir. Percorram todos os espaços possíveis e transformem o mundo. Lembrem-se sempre desse humilde professor que vos ensinou um pouco de ética e respeito ao próximo. Fazendo isso, vocês estarão honrando o que sempre prezei no ser humano: o reconhecimento e o valor que cada pessoa têm. Somos filhos de Deus, criado à sua imagem. Deixem que essa imagem reflita o melhor que há em cada um.

Foi um imenso prazer estar com vocês e fazer parte do mundo de conhecimento que vocês tem. Queria estar ai, mas não foi possível. Fica o meu abraço carinhoso e o desejo que cada um conquiste seu ideal de vida e galgue os degraus do sucesso!

Prof. Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário