sexta-feira, 13 de novembro de 2015

42


Eu nasci em circunstâncias bem atípicas. Nasci em um tempo distante onde não havia tecnologia como conhecemos. Minha mãe não pode ter um hospital para ter o seu bebê que agora vinha ao mundo. Não nasci em berço de ouro e, pelos relatos de meus pais, nem berço havia para que eu pudesse descansar. Em algumas ocasiões nem mesmo o leite havia para que eu pudesse saciar minha fome. Eram tempos difíceis. Passei muitos perigos quando pequeno, mas sobrevivi a tudo isso. Minha história tinha inicio nos primórdios dos anos 70 na região inóspita de um Mato Grosso ainda selvagem. Corri sério riscos de morrer por ataques de cobras, de picadas de insetos, de acidentes, de paralisia infantil, tuberculose e outras mazelas que atingiam crianças daquela época. Mas, tudo isso não foi capaz de atrapalhar a minha jornada.

Minha adolescência e juventude foi quase toda vivida na pequena cidade de Lambari D'Oeste, que naquela época era só Lambari mesmo. É um tempo do qual não consigo esquecer. Muito sofrimento por viver, na maioria do tempo, nas casas dos outros, uma vez que meus pais haviam se separados o que dificultou essa fase da minha vida. No entanto, não me tornei um bandido e nem um revoltado com a vida. Tirei lições preciosas desse tempo amargo e aprendi a crescer com objetivo de fazer as coisas certas.

Minha fase de jovem foi marcante na cidade de Cáceres nos anos 90. Lembro-me da Hollywood Dance, UBSSC e Praça Duque de Caxias. Algumas experiências amargas. Pular da Ponte Marechal Rondon e nadar no Rio Paraguai correndo o sério risco de morrer afogado. Praia do Julião. Escola Mário Motta. Boas lembranças.

O tempo passa. Hoje chego aos 42 anos. Uma vida cheia de desafios e obstáculos a ser vencido cada dia. Parece-me que chego ao topo de uma montanha e agora posso ver o horizonte distante. Olho por onde trilhei e vejo coisas que não via quando por lá passava. Olho para o caminho a minha frente e sei que coisas boas ainda estão por vir. Realização de sonhos. Objetivos a alcançar. Orgulho-me da família que Deus me concedeu. Meus pais, inesquecíveis. Meus irmãos, insubstituíveis. Meus filhos, o maior tesouro que alguém poderia ter.

Cometi muitos erros durante toda minha vida. Mas, nunca fiquei prostrado. Tive medo, mas sempre procurei superá-lo. Sonhei e ainda sonho. Chorei e sorri. Magoei e fui magoado. A vida me ensina lições toda manhã. E procuro aprender com todas as coisas a minha volta. Quero viver mais 42 anos se assim o Senhor me permitir. Aos amigos, quero muito receber todas as considerações em vida. Talvez não possa retribuir o carinho de todos, mas saibam que estão dentro do meu coração para sempre.

Agradeço imensamente ao meu Deus pela oportunidade que Ele me concede de viver neste tempo presente e de conhecer pessoas fantásticas como as que me cercam. Que meu legado seja de coisas boas para todos aqueles que saibam apreciar as vozes do coração. A coisa mais importante na vida é saber que existe um Deus que nos concede essa preciosidade. Por isso sou eternamente grato a Deus pelos 42 anos de vida que Ele me concede neste dia.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário