Por Odair José da Silva
Falar sobre a grandeza da Unemat não é uma tarefa fácil. A Universidade que está em todo o território mato-grossense e é uma porta de oportunidades para milhares de pessoas todos os anos. A Universidade que possibilita acesso ao trabalhador do menor município, dando a ele e a ela a oportunidade de estudar e, consequentemente, transformar a sua vida e da sua família. É possível mensurar a magnitude dessa universidade? Em palavras não!
Como poderíamos descrever a sensação de uma família ao ver o seu filho ou sua filha se formando em uma Universidade? A emoção de trabalhadores e trabalhadoras que conseguem, através de muita luta e esforço, o seu diploma. Não temos como expressar tamanha sensação de felicidade quando pessoas simples conseguem alcançar os seus objetivos. A Unemat é uma realizadora de sonhos. A Unemat é viva e possibilita vida para muitas pessoas. Vida que são transformada pelas ações de pessoas que vivem na Unemat. Vidas que dependem de vidas que trabalham e respiram a Universidade. Amamos a Unemat. Vivemos de Unemat.
Falo de uma Universidade que está no coração de Mato Grosso, mas não só isso. Está, também, no coração de cada mato-grossense que aqui realiza seu sonho de ser um profissional qualificado no mercado de trabalho. No coração de quem não se cansa de buscar o conhecimento. A Unemat é feita de pessoas. Pessoas que amam essa Instituição. Pessoas que dão a vida por ela. Pessoas que tem uma vida aqui. Estudantes, Técnicos Administrativos, Professores. Cada um com suas funções, cada um com suas atribuições. Um fluxo constante de vidas circulando em seus corredores, vidas esperançosas em suas salas de aulas. Uma vida fluindo de todos os espaços. Diferentes regiões desse imenso Estado. Essa é a Unemat. Essa é a Unemat viva.
Como falar de vida sem nos expressarmos sobre a vida? A vida que fervilha no olhar daqueles que adentram os espaços unematianos pela primeira vez e encontram a vida no olhar daqueles que já tem toda uma vida construída aqui. Vida que renasce em cada chamada do vestibular. Ou alguém poderia descrever a imensurável sensação daqueles que visualizam seus nomes no rol dos aprovados? Isso é vida! Isso é viver! É essa sensação que desejamos para a Unemat. Que ela seja um canal de oportunidades para todos e todas que desejam alcançar voos mais elevados. Por isso, a Unemat é viva!
Essa Instituição não é perfeita. Quem a geriu até hoje não foi perfeito e quem irá geri-la no futuro também não é perfeito ou perfeita. Não existe perfeição na Unemat e nem nunca existirá. Mas, não buscamos perfeição. Buscamos dedicação à Unemat. Buscamos vida contínua a essa Instituição de Ensino. Responsabilidade, coerência e profissionalismo. É de gestão como essa que precisamos. Haverá sempre a necessidade de melhorarmos as nossas ações, de buscar o equilíbrio nessas ações, de engolirmos nossos egos em favor de um bem maior que é a Instituição. Nós, um dia vamos embora, mas a Unemat permanecerá. Alguns passam por aqui quatro anos, outros um pouco mais e seguem o seus caminhos. A Unemat permanece.
Texto: Odair José, Poeta Cacerense
Apoio e voto na Chapa 2 para Reitoria da Unemat
Parabéns pelo tecto, muito lúcido e sincero! Eu também voto e apoio Chapa 2 ✌️
ResponderExcluir