sábado, 12 de março de 2022

Apenas o som da chuva

É de manhã e ouço apenas o som da chuva 
O silêncio que me ajuda a pensar 
Vejo o meu cachorro brincar 
Como se isso fosse a única coisa do mundo a se fazer 
Que vida maravilhosa é essa 
Não se preocupar com os boletos a vencer 
O meu gato dorme o dia inteiro 
Como se o mundo o pertencesse 
E eu fico pensando em tudo isso 
Na existência humana 
Na existência dos animais 
Desde quando aprendemos a conviver 
E eu aprendo todos os dias com eles. 

Por que devo me preocupar com as coisas? 
Quantas vezes nossos planos são frustrados? 
Decepções que causam estresse desnecessários 
E coisas que não se resolvem do dia para a noite 
Então, por que me desesperar? 
Preciso aprender a ter mais paciência 
Saber lidar com tudo a minha volta 
Preciso cuidar mais de mim 
E deixar as preocupações que roubam o meu tempo. 

O som da chuva me traz lembranças 
Da infância, talvez 
Mas também me faz pensar sobre a minha vida 
Os dias que ainda me restam 
O que vou deixar de legado 
E o que se poderá aproveitar de tudo que penso agora. 

Estar aqui no silêncio desse recanto 
Ouvindo apenas o som da chuva 
Alguns pássaros que agradecem ao Criador 
E vendo meu cachorro brincando com um tapete 
A vida é tão incrível 
E nos matamos de preocupação com tantas coisas 
Que não valem a pena.
 
Que eu saiba valorizar o que tenho 
O que me fez caminhar até aqui 
E que eu possa ser uma fonte de inspiração 
Para aqueles que desejam uma vida mais reflexiva. 

 Poema: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário